Novidades (Blog)

API AssignmentTimephasedDataSet trazendo resultado em branco/nulo no Project Online

API AssignmentTimephasedDataSet trazendo resultado em branco/nulo no Project Online

por Filipe de Castro Ferreira -
Número de respostas: 0

Bom dia a todos!

Hoje irei escrever sobre um tema um pouco mais técnico, mas importante nos casos em que esteja desenvolvendo algum relatório no Project Online.

Este mês um dos nossos relatórios do iExpress que consome a API AssignmentTimephasedDataSet apresentou um comportamento não esperado (apenas em um PWA recém criado). O resultado somente trazia valores em branco / nulo. Muito estranho, pois este é um serviço que sempre funcionou.

OBS: Para acessar o serviço, basta utilizar a URL_PWA/_api/ProjectData/[en-us]/AssignmentTimephasedDataSet


Fizemos diversos testes, pesquisas, abrimos chamado no Suporte da Microsoft (os engenheiros também desconheciam o problema...), depois de duas semanas batendo cabeça, em  uma conversa com nosso parceiro André Xavier, deu-nos uma “luz” que ele havia visto que este serviço havia sido modificado. E de fato ele estava certo!!! Obrigado André!!!


Notem que, na configuração do PWA, agora há uma opção “Relatório” na seção “Dados da Empresa”:




Neste link, notem que a opção de “granularidade” de dados, por padrão, está como “Nunca”. Ou seja, os dados não são gerados e disponibilizados no serviço.




Troque para a granularidade desejada, publique os projetos e faça o teste. Veja o resultado:



 

O motivo desta mudança é que a “ConjuntodeDadosDivididoemFasesdeLinhadeBasedeAtribuicao”, como é chamado em português, é a tabela mais pesada do Project e a Microsoft tentou com essa configuração economizar tabela. Portanto, atenção à esta alteração, pois pode prejudicar a performance e consumir recursos do seu PWA, especialmente se o projeto for muito grande e com muitos recursos.

Espero ter ajudado e dado alguma luz, caso você esteja na mesma situação que estivemos este mês!

Um abraço!


Filipe de Castro Ferreira, PMP, MBA, MCTS, ITIL, COBIT 

Pós-graduado em Gestão de Projetos; Gerente de Projetos PMP há mais de 10 anos; Especialista certificado MCP; Ampla experiência implantando Project Server em empresas de diferentes tamanhos e setores, incluindo mega projeto de "parada e manutenção em refinaria”; Trabalhou como Consultor Sênior na Microsoft Brasil, Petrobras e CA Technologies, onde também foi responsável pelos parceiros na América Latina; Ampla experiência como autor e tutor para cursos de pós gradução a distância; Sócio-diretor da ingty. 


---


A ingty é uma empresa focada Soluções e Cursos Online na solução Microsoft Project, contando com qualidade superior, serviço agregado e baixo custo. Acesse agora https://ingty.com

Curso Microsoft Project, EPM, PPM, Project Server, Project Online

iExpress - Acelere a produtividade no Project Online, com eficácia e baixo custo. Implante o EPM rapidamente com soluções reutilizáveis.

Anexo rest.png